Estudantes da rede municipal participam da abertura do projeto “Cinema ParaTodos”

13178682_818707404939989_969387866296026972_n

Mais de 100 estudantes da rede municipal de ensino de São Luís estiveram na tarde desta quarta-feira (11), no Cine Teatro da Cidade, Centro, para assistir ao filme “Kirikou e os Animais Selvagens”, do diretor Michel Ocelot. Os estudantes da rede municipal e da rede estadual de ensino são o público alvo do projeto “Cinema ParaTodos”, que será realizado todas as quartas-feiras, às 15h. O projeto é uma parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo do Estado e a Associação dos Produtores e Cineastas do Maranhão (Aprocima).

Além da sessão exclusiva para os estudantes das escolas públicas de São Luís, o diretor do Cine Teatro da Cidade, André Lobão, informa que também inaugurou uma sessão especial de cinema aberta ao público em geral, na qual serão exibidos filmes nacionais e maranhenses, sempre às quartas-feiras, a partir das 12h30. “Nosso objetivo é difundir as produções cinematográficas locais e nacionais, tornando-as acessíveis aos mais variados públicos. É também um exercício de educação cultural que fazemos juntos aos estudantes”, observa André Lobão.

Assistiram ao filme Kirikou, cerca de 40 estudantes da Unidade de Educação Básica Ribamar Bogéa, 20 da U.E.B. Justo Jansen, e aproximadamente 50 da U.E.B. Piancó – todos da Rede Pública Municipal. Houve ainda a participação de cerca de 60 estudantes do Centro de Ensino (C.E.) Antônio Ribeiro da Silva – escola da rede estadual.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, parabenizou a iniciativa, destacando a importância da linguagem cinematográfica no desenvolvimento e aprendizado dos estudantes. “É um projeto que desperta o lado lúdico e a imaginação, que abre novos horizontes, gera novos conceitos, e possibilita o aprendizado de forma mais leve e divertida. A Prefeitura de São Luís e os demais parceiros estão de parabéns”, disse o titular da Semed.

DIVERSÃO

16832_cinemaparatodos-fotosorceniljunior1Atenta e à espera do início da sessão, estava a pequena Joelma Rafisa Moraes dos Santos, de 7 anos, estudante do 2º ano do Ensino Fundamental na U.E.B. Piancó, localizada na área Itaqui-Bacanga. Ela diz que nunca tinha estado num cinema, e que já havia assistido filmes como a Princesinha Sophia e o Mundo Disney em sua casa. “Eu gosto muito de filmes infantis e desenhos, e também gosto de pintar e escrever”, disse a estudante.

Outra estudante que também curtiu a sessão de cinema foi Kaillanny Monique Trindade Amaral, 8, do 2º ano na U.E.B. Justo Jansen. “Já tinha vindo aqui ano passado e gostei muito. Que bom que pude vir novamente. Adorei o filme!”, disse Kaillany.

Para o gestor da U.E.B. Piancó, José Maria Alves de Sousa, os passeios feitos pelos estudantes sempre são uma alegria para eles. Sousa afirma que as atividades fora da sala de aula não são para mero lazer ou entretenimento, mas realmente para maior aprendizado. “As crianças chegam à escola no outro dia contando aos colegas as novidades do que aprenderam, e falam também para os pais. É gratificante ver como elas se sentem felizes e também que houve aprendizado”, comenta José Maria.

A mesma opinião é compartilhada pelas gestoras Soraya de Fátima Pinheiro, da U.E.B Justo Jansen, e Regina Célia Carvalho, da U.E.B Antônio Ribeiro. “Os passeios reforçam o aprendizado de sala de aula”, enfatiza Regina Célia. “As aulas lúdicas, culturais e de entretenimento também ensinam, só que de forma mais prazerosa”, assinala Soraya Pinheiro.

Deixe um comentário