
A Prefeitura de São Luís realizou, na tarde desta terça-feira (19), reunião de alinhamento de ações para o Carnaval de São Luís 2019, a ser realizado em parceria com o Governo do Estado. Secretarias e órgãos municipais participantes do evento pontuaram medidas a serem adotadas para garantir o bem-estar e a segurança da população durante a folia momesca, em pontos de maior concentração de foliões, como a Praça Maria Aragão, Avenida Beira-Mar, Madre Deus e Passarela do Samba. Além da festa carnavalesca, as medidas vão envolver também a tradicional apuração dos desfiles de escolas de samba e blocos de Carnaval.
A reunião contou com representantes da Secretaria Municipal de Governo, Subprefeitura do Centro Histórico, secretarias de Urbanismo e Habitação, Saúde, Cultura, Trânsito e Transportes e Segurança com Cidadania, e representantes da Secretaria de Estado da Cultura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
“Estamos com ações aqui envolvendo o esquema do Carnaval 2019. Foi apresentado o plano de ação que cada um tem, com a distribuição de tarefas. A partir daí, vamos moldando as ações, para justamente não deixar lacunas na realização da festa”, informou o subprefeito do Centro Histórico, Joaquim Azambuja de Sousa Filho.
CARNAVAL DE INCLUSÃO
Durante a reunião, o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destacou que o Carnaval 2019 trará como diferencial a ampliação do espaço reservado aos portadores de deficiência e idosos na Passarela do Samba. “Vamos ampliar as ações para as pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção para que se garanta um Carnaval de inclusão”, afirma o gestor.
O espaço reservado aos portadores de deficiência terá capacidade para abrigar até 500 pessoas. Além disso, a Prefeitura também providenciou quatro interpretes de Libras (língua de sinais) e quatro cuidadores que estão disponíveis na Passarela do Samba nos cinco dias de Carnaval. Para ter acesso ao local, familiares ou responsáveis devem procurar a organização do evento e informar sobre a necessidade especial da pessoa.
INTERVENÇÕES
Durante o período de Carnaval, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes fará algumas intervenções em vias e logradouros onde haverá programação oficial da folia. No entrono da Passarela do Samba, no Anel Viário, onde acontecem os desfiles, ficará interditada a partir das 13h do sábado de Carnaval (2 de março). “Lá será interditado para que os foliões possam ingressar na passarela. O procedimento é para não gerar maiores transtornos para a população”, afirma o coordenador de fiscalização da SMTT, Adriano Medeiros.
BLITZ URBANA
Participante da reunião, o superintende da Blitz Urbana, Arnoldo Bastos, informou que o órgão já trabalha com o cadastramento dos vendedores ambulantes que vão atuar no circuito carnavalesco da cidade. “A previsão que temos é que 200 ambulantes sejam cadastrados nos circuitos da Beira-Mar, Passarela e Madre Deus. Todos estão sendo orientados a fazer o curso de boas práticas de manipulação de alimentos, que será feito pela Vigilância Sanitária nesta quinta-feira (21)”, declarou o gestor.
Quem não fizer o curso e incorrer em alguma prática não recomendada pela Vigilância Sanitária será orientado pelos fiscais da Blitz Urbana. Havendo reincidência terá o material possivelmente apreendido. “O recomendado é que todos procurem a gente para fazer o cadastramento e para que receba a autorização para atuar nos circuitos oficiais”, alerta Arnoldo de Assis Bastos.