
Divulgação: Prefeitura de São Luís
Com uma homenagem ao designer e publicitário Jesiel Pontes, que foi assassinado no ano passado, a escola do samba Favela do Samba conquistou o título de campeã do Carnaval 2019 de São Luís. A conquista foi garantida após votação nesta quarta-feira (6), no Teatro Alcione Nazaré. É o 19º título da escola em sua história.
A escola venceu com uma diferença de 0.3 pontos em relação a segunda colocada, Flor do Samba. Veja a pontuação completa das escolas.
Favela do Samba – 269 pontos
Flor do Samba – 268.6 pontos
Turma da Mangueira – 268 pontos
Marambaia – 266.9 pontos
Turma do Quinto – 266.8
Império Serrano – 265
Mocidade Independente da Ilha – 260.6
Túnel do Sacavém 260.2
Unidos de Fátima – 258.5
Terrestre do Samba – 256.1

A Favela do Samba se apresentou na segunda-feira (4) de Carnaval e fez a arquibancada se encher de bandeirinhas em homenagem a Jesiel. Ele era um dos responsáveis pela criação dos carros e das fantasias da favela.
Jesiel também foi campeão em 2017 com a agremiação, quando trabalhou o tema “Cinema”. Um dos pontos altos foi a distribuição de mais de 3 mil DVDs fruto de um trabalho feito em parceria entre Jesiel, o cantor César Nascimento e o fotógrafo Meireles Júnior.
As escolas de samba foram avaliadas por 30 jurados nos seguintes quesitos: Enredo; Letra e Samba; Bateria; Evolução e Conjunto; Melodia; Fantasia; Alegorias e Adereços; Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
Votação da escola campeã do carnaval de São Luís aconteceu no Teatro Alcione Nazaré
MORTE DE JESIEL

O designer e publicitário Jesiel Sales Pontes, de 52 anos, foi encontrado morto e com marcas de violência na manhã do dia 29 de março de 2018, em uma área de matagal no bairro Pirâmide, no Araçagi, na Raposa, na Região Metropolitana de São Luís.
Jesiel Sales Pontes tinha 52 anos e foi encontrado morto no dia 23 de março de 2018 — Foto: Arquivo pessoal Jesiel Sales Pontes tinha 52 anos e foi encontrado morto no dia 23 de março de 2018 — Foto: Arquivo pessoal
Jesiel Sales Pontes tinha 52 anos e foi encontrado morto no dia 23 de março de 2018 — Foto: Arquivo pessoal
De acordo com informações de familiares, ele teria assistido a um jogo da Seleção Brasileira no apartamento dele, localizado no bairro Renascença, na capital. Após ter assistido ao jogo, o publicitário se dirigiu para o sítio dele que fica próximo do município de Raposa. No local, a polícia encontrou móveis revirados e marcas de sangue.
Três meses após o crime, a Polícia Civil prendeu Nathanael dos Santos Lemos, de 19 anos. Ele era morador da Vila Buraco da Gia, no bairro Olho d’Água, e foi acusado de ter participado do planejamento do latrocínio de Jesiel.

De acordo com a polícia, Nathanael ajudou na subtração dos objetos da casa e também na ocultação do cadáver de Jesiel em um matagal do bairro Residencial Pirâmide. Um dos executores da vítima foi identificado como Darlan de Melo, que foi preso na cidade de Santo Amaro, onde a polícia encontrou com ele a caminhonete de Jesiel.
Segundo a polícia, no dia do crime, Darlan estaria em companhia de Wanderson de Morais Baldez, que já estava preso por envolvimento no latrocínio do delegado da Polícia Federal Davi Farias de Aragão, na noite do dia 5 de maio de 2018.