Bita do Barão morre aos 86 anos em Teresina

bita-do-barao

CODÓ – Foi confirmada, no início da tarde desta quinta-feira (18), por Janaína Nonato Barbosa, a morte do babalorixá Bita do Barão.

O pai de santo estava internado no hospital São Paulo, na cidade de Teresina.

Segundo Janaína Nonato Barbosa, filha de Bita, a família está preparando o corpo para ser velado e sepultado em Codó, no interior do Estado do Maranhão.

“Papai Infelizmente veio a falecer aqui no hospital. Estamos cuidando para o corpo ir pro Codó onde acontecerá seu velório”, disse Janaina Souza, filha do pai de santo.

O pai de santo estava internado há cerca de 4 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O corpo de Bita do Barão será levado, ainda nesta quinta, para a cidade de Codó. O velório vai acontecer na residência do pai de santo na rua Rui Barbosa, no Centro da cidade.

RESUMO DA TRAJETÓRIA DE BITA DO BARÃO 

50728515-2474022462670917-6062120873995796480-n

Wilson Nonato de Souza, o Bita do Barão, era o babalorixá mais conhecido do Brasil e iria completar 109 anos em 2019. Bita morava na cidade de Codó, no Palácio de Iansã, onde recebia diversas pessoas, muitas delas influentes, como políticos e famosos.

Sem-título-24

No palácio, Bita do Barão realizava rituais de incorporação, consultas, entre outras atividades ligadas à Umbanda. Médium desde a juventude, Wilson Nonato recebeu o apelido de Bita, porque era agitado como um bode e, na linguagem do interior do Maranhão, bita significa bode. Já o barão, é uma referência ao Barão de Guaré, a entidade que o pai de saão fundou sua Tenda Espírita de Umbanda, Rainha Iemanjá, que recebeu personalidades, entre políticos e artistas. Seu poder aquisitivo também cresceu,  na cidade de Codó, ele mantinha projetos sociais, além de festas religiosas que atraia pessoas do mundo todo.

 

Com informações do Jornal O Estado do MA e Portal Imirante.com

Deixe um comentário