
Em clima de festa e muita emoção, foi realizada nesta sexta-feira (18) a filiação de novos militantes ao PDT de São Luís.
Entre os novos filiados estão os deputados estaduais Thaiza Hortegal e Ciro Neto, o ex-secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, o ex-deputado Rubem Brito (que retornou ao partido), as pré-candidatas a deputada federal Lucyana Genésio e Raissa Mendonça.
O evento reuniu deputados, vereadores e diversas forças políticas, além de representantes históricos e a militância aguerrida do PDT.

O senador Weverton chegou à sede do partido ao lado da sua esposa Samya Bernades. Um dos momentos mais emocionantes foi quando a cantora Anastácia Lia, filha de João Francisco, militante histórico do partido, cantou Oração Latina, música de César Teixeira e hino da militância do PDT.
A presidente da Ação da Mulher Trabalhista de São Luís (AMT) e pedetista histórica, Luzimar Lopes, foi a primeira discursar, representando todos os movimentos sociais do partido. Em sua fala, ela saudou a militância e os novos filiados.
“Esse é o PDT de Leonel Brizola, Jackson Lago, Maria Lúcia Teles, Neiva Moreira, Darcy Ribeiro, João Francisco e Aziz. É um partido político forjado nas lutas trabalhistas e sociais. Essa casa foi feita para todos os maranhenses. É uma casa de acolhimento, por isso hoje eu dou as boas-vindas aos nossos novos filiados do PDT e ressalto a importância histórica de nossa combativa militância.”
Referência do setor cultural e líder politico, Renato Dionísio, destacou a importância da pré-candidatura de Weverton para o desenvolvimento cultural e turistico do Maranhão.
” A cultura e o turismo, assim como os demais setores sociais do nosso estado, precisam estar integrados e voltados para o crescimento do Maranhão. Weverton valorizará todos esses eixos, por meio de um programa participativo de governo, que contará com um olhar especial para os fazedores de cultura do nosso estado.
A pré-candidata a deputada federal, Lucyana Genésio agradeceu a acolhida.
“Senador Weverton me sinto em casa e com muita disposição em trabalhar com afinco, ao seu lado, na construção de um Maranhão Mais Feliz para todos.’
“Antes de decidir me filiar no PDT pensei muito sobre o que seria melhor, não para mim, mas para o povo do Maranhão. Weverton e eu temos pensamentos semelhantes e temos um olhar sensível para a nossa população. Por isso estou junto nesta caminhada”, disse a deputada Thaiza Hortegal.
“Me sinto em casa neste momento. O PDT faz parte da história da minha família e neste momento eu também começo a fazer parte desta história. Estamos juntos senador Weverton para fazer este Maranhão crescer”, disse o deputado Ciro Neto.

Psicóloga, líder do movimento lgbtqia+ e pré-candidata a deputada federal, Raissa Mendonça, falou sobre a importância de estar em um partido onde as causas sociais são valorizadas.
“Eu falo em nome das pessoas oprimidas, que parecem estar invisíveis neste estado e que são vítimas constantes da violência. Acredito que Weverton é a pessoa certa e vai nos ajudar nesta luta árdua de dar voz a quem é diariamente excluído no Maranhão.”
“Estamos prontos para esta luta. Temos o melhor time e não tememos ameaças ou pressões. Vamos seguir em frente com a força de quem vai travar o bom combate”, disse o ex-secretário de segurança Jefferson Portela.

Na sua fala o senador Weverton agradeceu a todos os presentes, a militância do PDT, os movimentos coletivos, os presidentes e representantes de partidos.
Weverton fez uma breve retrospectiva de sua trajetória política e sua vivência ao lado de Neiva Moreira e outros históricos pedetistas. Relembrou as campanhas politicas e de sua trajetória partidária. Emocionado falou do legado e aprendizado ao lado do Dr. Jackson Lago. E falou de suas propostas para o desenvolvimento do estado.
“Quero aqui reafirmar o meu compromisso com a população do Maranhão. Brizola sempre dizia “na dúvida sempre fique ao lado do povo”. E este foi o lado que eu sempre estive. Ninguém que não esteja ao lado do povo, vai dizer o que o PDT pode ou não pode fazer. Ninguém vai nos calar com pressões. O nosso projeto é concreto e vai crescer a cada dia.”