
Na manha desta quinta-feira (29) ao participar da solenidade de entrega de medalha à cantora Alcione Nazaré, uma das principais vozes do samba e amiga pessoal dos Sarneys, o governador do Maranhão Flávio Dino (PcdoB), enalteceu a trajetória da cantora maranhense.
“Expresso a gratidão à trajetória de Alcione em nome de todo o Maranhão e por isso estou presente”, observou o governador ao chegar para a sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa e presidida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto.
Dino também elogiou a postura de Alcione ao confrontar o presidente Jair Bolsonaro quando chamou todos os nordestinos de “paraíbas”, na intenção de agredir o governador do Maranhão, um dos raros chefes de Executivos estaduais a fazer oposição ao governo federal.
ENCONTRO COM BOLSONARO

Ao ser questionado pela imprensa sobre a reunião ocorrido esta semana com o presidente Jair Bolsonaro, o governador disse que considerou positiva.
“Eu acho que nós precisamos buscar a agenda correta para pré-Amazônia. A reunião teve esse mérito de permitir que além da agenda que o governo federal tem, com a qual não concordamos, naquilo que, por exemplo, ele externa sentimento contra os indígenas, os quilombolas, contra a floresta. Há outras agendas possíveis, então o encontro valeu apenas neste sentido, de haver uma união em torno da agenda imediata de combate aos focos de incêndio florestal hoje existente em toda a Amazônia Legal, por isso a reunião foi importante”, observou Dino.
O governador, porém, chamou atenção para o fato de haver a possibilidade de diálogo entre posições divergentes, “posições em que nós temos obviamente diferenças em relação ao pensamento do governo federal e tivemos a oportunidade de expor uma pauta baseada em outros princípios e outras ideias notadamente do chamado desenvolvimento sustentável; a vinculação e a compatibilização entre atividades econômicas e a proteção do meio ambiente, neste aspecto a reunião foi bastante boa e espero que haja desdobramento mediante a continuidade do diálogo”.
Flávio Dino informou aos jornalistas que foi acertado que haverá uma missão conduzida pelo ministro Chefe da Casa, Civil Onix Lorenzoni, a vários estados da região, para a continuidade desse diálogo e que o vice-governador Carlos Brandão, o secretário Chefe da casa civil, Marcelo Tavares, além de outros secretários, comandante dos bombeiros estarão engajados na busca da continuidade do diálogo, inclusive para que haja destravamento de projetos importantes para o Maranhão. O governador considera prioritário, por exemplo, um projeto apresentado no começo do ano visando a destinação de recursos do Fundo Amazônia para equipar melhor o Corpo de Bombeiro. “Então são medidas práticas como essa que nós esperamos que possam avançar a partir dessas reuniões”, ressaltou.
(Com informações do Blog do Jorge Vieira )
Fotos: Agência Assembleia Legislativa do Maranhão